O “Predinho do Sr. Chico”

Alguns anos depois, pode-se dizer poucos até, o Predinho do Sr. Chico, deu início a uma grande transformação, não só na vida do seu idealizador como também na história de muitas pessoas que trabalham em seu grupo de empresas, todas muito bem sucedidas.

A FG empreendimentos, hoje, não é somente uma grife de alto luxo no segmento da construção civil, é uma empresa alicerçada em princípios de qualidade de vida e desenvolvimento humano. Veja neste texto publicado no Blog da FG.

Estilo

A história da FG está intimamente ligada à trajetória de vida de seu fundador, Francisco Graciola. Conhecido como Chico, é o terceiro de 12 filhos de uma família humilde que trabalhava na área rural do município de Gaspar. Ainda menino decidiu que queria trabalhar na cidade. Aos 14 anos teve a oportunidade de aprender a profissão de barbeiro. Com seu carisma e vontade de crescer conquistou clientes e amigos. Após três anos de muito trabalho e aprendizado, montou sua própria barbearia em Blumenau. Em seguida arrendou uma lanchonete.

Sempre preocupado com a família, aumentou as lanchonetes e atraiu seus irmãos para trabalharem nos diferentes negócios. Em alguns anos já era dono de uma das maiores redes de lanchonetes, restaurantes e padarias de Blumenau e região. Nos anos 80, com sua visão empreendedora, deslumbrou outros mercados como hotelaria, indústria e empreendimentos imobiliários. A primeira experiência na construção civil foi um “predinho” de quatro andares em Blumenau com apartamentos para alugar. Desde então, não deixou mais o segmento.

Sentindo prazer em fazer coisas bonitas e diferentes, buscou conhecimento sobre engenharia e arquitetura pelo mundo afora. Os sonhos, a dedicação e o trabalho duro resultaram em sucesso. Hoje, Francisco Graciola, juntamente com o filho primogênito, Jean Carlos Graciola, comandam uma holding com 10 empresas e mais de dois mil funcionários. A FG Empreendimentos, por exemplo, está entre as maiores e melhores empresas do setor da construção civil no país, sendo líder de mercado por seu empreendedorismo inovador.

Focada em um público de altíssimo padrão, a FG objetiva a realização de grandes sonhos, projetos audaciosos, inovadores e com incremento tecnológico. Tem em seu DNA o tripé da sustentabilidade, que foca a responsabilidade ambiental, social e econômica, buscando gerar benefícios não apenas para a empresa, mas para comunidades, clientes, fornecedores e pessoas que se relacionam com ela.

Baseado nesta filosofia, a construtora possui o Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Por meio dele a empresa oferece alfabetização, ensino fundamental e médio, aulas de informática, além de cursos de capacitação para os colaboradores. O projeto social Cantando e Brincando com o Tio Bira, personagem que trabalha temas educacionais em parceria com escolas da rede pública de Balneário Camboriú, já atendeu 50 mil crianças. A FG também é certificada pela ISO 9001, que atesta a qualidade dos produtos. Tudo isso faz com que o cliente e o mercado identifiquem a empresa como uma marca de grife.

Analytics